O mundo de dentro

O mundo de dentro {Bruna Vieira em quadrinhos 2}, é o segundo volume da parceria entre a blogueira e escritora Bruna Vieira e a ilustradora Lu Cafaggi. - Mas Fabi, você começou pelo volume dois? - Sim, comecei. Mas tudo bem pois os problemas que a série em quadrinhos aborda são familiares para muita gente.

Inspirado nas experiências da blogueira, a trama acompanha a história de Bruna (dã!) com 14 anos, todas as dúvidas da idade e um agravante: se enturmar em um novo colégio. Tarefa que ela não alcançou na primeira publicação Quando tudo começou. Agora a oportunidade de fazer amizades surge na primeira festa da turma.

Contada pelos pontos de vista dos outros personagens, além da própria Bruna, a historia mostra várias situações comuns na interação entre as pessoas dessa idade. Insegurança, não saber como se comportar, tentar desviar a atenção de si, se isolar, achar que é muito diferente, estão entre os dilemas da garotada. E claro, a protagonista não daria conta de sentir tudo isso ao mesmo tempo, nem de longe é a única a ter conflitos, logo, os diversos pontos de vista tem sua função.

A narrativa simples culmina em um rito de passagem marcante na vida de qualquer menina, e que absurdamente ainda é tabu. Por isso o livro reserva algumas páginas para explicar um pouco sobre menstruação. Também nesta área há uma breve explicação de como a obra foi criada. Além de uma lista de referências que inspiraram a história, e outra de grandes mulheres que podem inspirar as jovens leitoras que o livro tem como alvo principal.

Sim o livro é voltado para meninas e adolescentes. Para os adultos é uma recordação de quando passaram por isso, e de que algumas questões não mudam. Já os rapazes, aposto que adorariam ter um vislumbre deste mundo louco que habitamos desde adolescência. Talvez comecem a nos compreender melhor. Além disso, homens e mulheres de todas as idades, quem nunca foi à uma festa e ficou meio perdido, sem saber com quem se enturmar? 

Todo o trabalho no entanto, teria menor impacto, não fosse o trabalho de Cafaggi. Suas detalhadas e doces ilustrações, dão o tom, charme e carisma aos personagens. Em outras palavras, além de bem feito é irresistivelmente fofo.

O único porém fica é o tamanho das histórias. Com 79 páginas (73 dedicadas  à trama), a aventura parece breve demais. Especialmente se pensarmos que estamos vendo a mesma historinha curta sob diversos pontos de vista. A espera pelos novos volumes soa lenta, e é possível que seus leitores alvo avancem em idade, enquanto Bruna permanece com 14. 

Talvez quanto a coleção estiver completa, acompanha-la em seu próprio ritmo seja mais eficiente para jovens leitores com os mesmos conflitos. Quem sabe em um volume único caprichado (fica a dica, hein!).

Fora isso, O mundo de dentro é uma trama simples, porém comum à muita gente, que precisa e deve ser recontada para cada geração. De preferência em um trabalho bem feito e que se comunique com os jovens de sua época. Vieira e Cafaggi conseguiram isso.

O mundo de dentro {Bruna Vieira em quadrinhos 2}
runa Vieira, Lu Cafaggi
Nemo


Leia mais resenhas de HQs, ou descubra Turma da Mônica: Laços de Lu Cafaggi.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem