Comic Con Experience: Os Painéis - 2016

A programação saiu em cima da hora, os melhores convidados estavam espalhados ao longo dos quatro dias, mesmo assim este ano consegui um feito inédito: entrei no concorrido Auditório Cinemark em todos os dias que eu queria, inclusive o impossível sábado. É claro, para isso, tive que me programar, fazer escolhas abrir mão de mais tempo na feira, que estava gigantesca. Mas isso é assunto para outro post. Por hora vamos conferir os momentos mais interessantes dos painéis.

Os Painéis


Quinta-feira

Homenagem do Ano - Renato Aragão
Por causa dos ajustes e desencontros do primeiro dia, a homenagem ao eterno Didi Mocó já havia começado quando cheguei no auditório. Mas deu para ouvir um pouco da carreira do ator entre o falatório do apresentador (falava mais que o entrevistado) e a busca por assentos. Falando em assentos apesar das cadeiras no palco, deixaram o convidado de pé por todo o bate-papo. Desnecessário, quantos anos ele tem mesmo? As novidades do painel foram o anúncio e exibição do trailer do 50° longa do humorista, Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood e da nova série dos Trapalhões. Não empolgou muito, talvez muitos como fiquem tão desconfiados quanto eu quando mexem com um clássico.

Cavaleiro das Trevas CIII - A Raça Superior
Frank Miller retorna com bom painel sobre seu novo trabalho. Porém não não interessante para os não iniciados quanto o painel de sua carreira em 2015.

Paramont Pictures 2017
Foi o painel que transformou a platéia de quinta-feira em um público de sábado com a presença do elenco de xXx:Reativado incluindo o astro Vin Diesel. Alguns minutos do filme foram exibidos (inclusive a cena com a participação de Neymar) além de anúncios de outras franquias do estúdio. Os fãs de ação que me desculpem, mas confesso que fiquei muito mais empolgada com o material exclusivo de Vigilantes do Amanhã - Ghost in the Shell.

A debandada em massa surpreendeu. Aparentemente, todos os fãs de Vin Diesel tiraram o dia de folga, e não eram fãs de Game of Thrones, já que metade do público abandonou a sala após o painel.

Lucas Film: Milenum Falcon Recriando um ícone
Na verdade uma das palestras do VHF Rio, que aconteceu na semana anterior na capital carioca. Interessante, mas o tom era mais de aula, não de painel. Ao menos serviu para os fãs de Game of Thrones na fila encontrarem seus assentos.

Especial Game of Thrones
Quando o especial começou o auditório já estava lotado novamente. Um bate divertido papo com o criador dos storyborards para a série animou a galera. Que assistiu com mais empolgação a outra palestra do  VHF Rio, agora sobre os efeitos especiais da série.

O auditório já estava fervendo quando Natalie Dormer, a rainha Margery chegou. Simpática e sem medo de perguntas falou de tudo um pouco, trabalho, política, curiosidades e até fez humor com seu status na série: BOOM!
Então você encontra no meio do loop de slides um storyboard de uma cena nunca filmada: Robert Baratheon vencendo Rhaegar Targaryen com seu martelo de guerra. Será um spoiler da sétima temporada?

Sábado


Evana Lynch e o Sonho dos fãs
Sem querer tirar os méritos de atuação da jovem atriz, ela é Luna Lovegood. A doçura o jeitinho calmo de falar e até a personalidade um pouco aluada. O painel poderia até ter ficado monótono não fosse a empolgação da mediadora Aline Diniz, potterhead como muitos na platéia, ela provavelmente estava vivendo seu próprio sonho de fã. À certa altura a entrevista virou um bate-papo entre fãs da franquia.

Por Gondor! Por Esparta! David Wenham está entre nós.
- Ele não parece o Faramir! - foi a primeira coisa que pensei, também já fazem 15 anos que a franquia estreou e o ator não anda paramentado como um cavaleiro medieval.O ator relembrou os trabalhos antigos, e pesar da tentativa não falou mais que o óbvio (ou seja a sinopse) sobre seu novo trabalho o vilão de Punho de Ferro, série da Netflix.

Premiere de Moana
A resenha estará no blog em breve.

A criação de Moana - Um Mar de Aventuras
Nem precisava da premiere na nova princesa da Disney, para o pessoal adorar este painel. Afinal Ron Clemens e John Musker são diretores de A Pequena Sereia, Aladin, Hércules, O Ratinho Detetive e A Princesa e o Sapo, suas carreiras já ocupariam horas de painel. Mas a dupla deu atenção mesmo a criação do novo (e excelente) longa.

Paris Filmes
A Paris trouxe novidades dos próximos lançamentos e os elencos de dois filmes nacionais: Como se tornar o pior aluno da escola e Eu Fiko Loko. Mas o ponto alto de seu painel de estreia na CCXP foi a presença de quatro dos cinco novos Power Rangers, Dacre Montgomery (Ranger Vermelho), RJ Cyler (Ranger Azul), Naomi Scott (Ranger Rosa) e Ludi Lin (Ranger Preto). Divertidos Cyler roubou a cena respondendo "Azul" sempre que tinha chance de falar, transformando 3.500 pessoas em fãs de seu ranger automaticamente. O bordão "É hora de morfar" também não ficou de fora.



Universal
O primeiro teaser de Velozes e Furiosos 8, o trailer de Fragmentado novo longa de M. Night Shyamalan, e de A Grande Muralha com Matt Damon e Pedro Pascal, abriram o painel com poucos convidados mas muito conteúdo. O estúdio também revelou visual e do trailer do filme em live-action do Pica-Pau. O vídeo já está online, e o longa e tem a participação de Thaila Ayala. Além de exibir os primeiros vinte minutos da animação musical Sing, com a presença de Wanessa Camargo, uma das dubladoras da versão nacional. 

Dando a vida à Rogue One - Uma história Star Wars
Brian Herring, manipulador de BB8, mostrou um pouco dos bastidores de O Despertar da Força e Rogue One. Falou principalmente da criação e manipulação de criaturas, e da relação entre efeitos práticos e CGI.

Marvel Studios
James Gun diretor de Guardiões da Galáxia ganhou uma primeira visita épica ao Brasil. Após mostrar trailers inédito e uma sequencia exclusiva do novo filme, viu o auditório vir à baixo com gritos ao seu nome. Nas cenas tivemos vislumbres dos personagens de Kurt Russel e Silverster Stalone. Em uma longa sequencia assistimos a divertida fuga da prisão de Rocket Racoon, Yondu e Baby Groot.

Domingo


Warner Bros
Sem pré-estreia este ano (as edições anteriores trouxeram O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos e Creed), os destaques foram a entrevista com o diretor de Kong: A Ilha da Caveira. E o surpreendente BINGO - O Rei das Manhãs, filme nacional que conta a história do interprete do Bozzo de um certo palhaço que animava as manhãs nos anos de 1980.

Ross Marquand: Walking Alive in Brazil
Inicialmente não entendi porque Marquand, ator de The Walking Dead, ganhou espaço no auditório principal, enquanto os atores de Arrow e Supernatural ficaram no auditório Ultra. A questão deixou de existir quando descobrimos que além das série de zumbis, o ator é um exímio imitador de personalidades, sendo inclusive contratado para fazer vozes famosas em animações. Foi um painel surpreendente e divertido.


Maurício de Souza Produções - O Futuro do Universo
Mônica (a de verdade!) e o jovem Floquinho!
O "Universo Mauriciano" (sim essa expressão foi usada durante o painel) ganhou um plano de longo prazo que incluí novas publicações clássicas, grafic novels, séries animadas e dois filmes live action. O primeiro baseado na Turma da Mônica Jovem, já apresentou sua primeira atriz mirim.

Enquanto a apresentação da adaptação da HQ Laços, aliviou um pouco da apreensão de ver a turminha clássica em versão de carne e osso, apresentando seu primeiro protagonista. O Floquinho ainda é um filhote, mas protagonizou o maior "momento fofura" do auditório. Também foi apresentado um teste de como o pelo do lhasa apso vai ser esverdeado digitalmente para o longa.

Netflix
Um painel de quatro horas, trouxe vídeos inéditos de Punho de Ferro. Um "alô" da criançada de Stranger Things, pedindo desculpas por não poder vir e com Millie Bobby Brown, a Eleven falando em português. Além de vislumbres da nova série The OA.


Sense8 - No palco, Lito (Miguel Ángel Silvestre) dançou Molejo, no painel com seus colegas Tina Desai e Brian J. Smith. O grupo falou sobre os bastidores da série, da loucura que foi gravar durante a Parada Gay de São Paulo, e das festas que o elenco frequenta junto. O conteúdo exclusivo era uma cena inédita de tirar o fôlego protagonizada por Sun e Wolfgang.



Os Shadowhunters, levaram seus fãs à loucura. Enquanto o elenco de 3% foi ovacionado pelo público e comemorou a notícia de que a série ganhará uma segunda temporada. E quando digo comemorou, é muito mesmo. Estilo brasileiro, com pulos, abraços e gritaria.

Mas era Neil Patrick Harris que muita gente esperava. O ator de How I Met Your Mother estava lá para promover seu novo trabalho Desventuras em Série. Como todos, brincou com a platéia e até pediu ajuda para mandar um recado para os filhos. Apenas sua despedida foi meio estranha, o ator saiu sem dar tchau em enquanto o material inédito da série estava sendo exibido. Depois disso a Netflix ainda exibiu a animação de Caçadores de Trolls, animação de Guilhermo Del Toro.


___

Com entrada separada, mais lugares, um par de bombonieres e banheiros o auditório Cinemark alcançou a eficiência. A espera para quem chegava cedo diminuiu, à exceção da quinta-feira, o público pode se acomodar duas horas antes da feira abrir. Quem não ficou entre os 3.500 sortudos, ou chegou depois da feira aberta podia tentar a sorte na fila dentro da feira, de onde podiam ver os visitantes no estúdio do Omelete e passando pelo tapete vermelho. As únicas falhas foram a falta do DJ para animar as pausas (porque só havia DJ no primeiro ano?), o sons que vazavam da feira, mais especificamente da fila, que deixava alguns convidados perplexos. E a eliminação das perguntas da platéia, provavelmente uma opção em prol da organização e segurança, mas que tornou tudo mais automático, impessoal e distante do público.

Também faltou o grito de #VaiSerÉpico. Mas a Mega-Foto e o #SouFãQueroService estavam garantidos!

Quer saber mais da experiência? Confira meu post de impressões da CCXP2016 no blog parceiro Roteiro Adaptado. Leia também detalhes sobre as edições anteriores da Comic Con Experience.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem