A Origem dos Guardiões

Nos tempos atuais as crianças deixam de acreditar em seres mágicos muito mais cedo que as gerações anteriores. É para evitar que a magia se perca que os Papai Noel, Coelho da Páscoa, Fada do Dente e Sandman trabalham. Baseado na franquia literária Guardiões da Infância de William Joyce, A Origem dos Guardiões está longe de ser apenas o "filme natalino" do ano. Apesar do Papai Noel gigante no poster.

Breu, o Bicho Papão tem um novo plano para tornar a vida de todas as crianças uma escuridão total. Por isso o Homem da Lua, escolhe Jack Frost para se tornar um guardião e ajudar Papai Noel, Coelho da Páscoa, Fada do Dente e Sandman na luta. Mas o garoto é um lobo solitário, e prefere trabalhar sozinho.

Jack Frost, aquele que congela as coisas, e Sandman, que traz bons sonhos, não são tão conhecidos em terras brasileiras, mas não leva muito tempo para compreender quem são. Mesmo porque, até aqueles que já conhecemos precisa de uma certa "reapresentação". Coelhão da páscoa tem 1,80m de altura e um bumerangue. A fada do dente trocou o tutu e a varinha por uma aparência mais.... natural (ela parece um beija-flor). Enquanto Papai Noel, tem espadas e várias tatuagens, e até o sistema de produção dos brinquedos é um pouquinho diferente do que estamos acostumados.

A versão 2.0, super-criativa dos personagens acompanha a trama que além da disputa com o vilão e o trabalho em equipe, traz ainda a auto-descoberta de Frost. Sim é bastante simples, ao ponto de soar como se já tivéssemos visto este filme antes (e vimos, é a clássica jornada do herói). Mas a trama é bem amarrada, sem enrolação, mas também sem pressa desesperada pela ação. Permitindo por exemplo, que os personagens percam tempo com uma divertida competição bem no meio da jornada, sem, no entanto, perder o foco.

E por falar nos personagens, sim Papai Noel, Coelho da Páscoa e Fada do Dente são carismáticos por natureza, e suas novas características apenas os tornam mais divertidos. Sandman, provavelmente o mais dorável, não fala, mas se comunica através de desenhos de areia. Enquanto Frost, pode assustar os mais velhos a primeira vista, quando aparece usando um capuz a lá Justin Bieber, mas isso logo é esquecido. Ele é apenas um garoto brincalhão.

Sim! Veja A Origem dos Guardiões em 3D, pois ele foi pensado para levar o expectador para aquele mundo mágico, e não para atirar coisas na direção das crianças. E também foi muito bem executado.Assim, a neve a areia de Sandman, e outros efeitos mágicos ficam ainda mais encantadores.

A versão em inglês (que você provavelmente só vai poder assitir em DVD) traz as vozes de Chris Pine (Jack Frost), Isla Fisher (Fada do Dente), Alec Baldwin (Noel), Jude Law (Breu) e Hugh Jackman (Coelho). Em português Thiago Fragoso, Isabelle Drummond se encarregam de dar vida à Frost e Fada do dente respectivamente. Mas não se espante com a presença dos "globais". O trabalho é bem feito, e você não vai ficar achando que a fada do dente fala como uma Empreguete.

Provando que a fórmula de Hollywood pode sim funcionar, sem bem executada, A Origem dos Guardiões, é uma ótima opção de "filme de natal", apesar de a história acontecer perto da páscoa. Não deixe de levar as crianças para ver esta produção de Guillermo del Toro, e aproveite para dar uma ajudinha aos Guardiões da Infância e trazer um pouco mais de magia para o universo de seus pequenos.

A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardians)
EUA - 2012 - 97 min.
Animação

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem