Tudo que você precisa saber para maratonar The Great

Recentemente estou colocando em dia a segunda temporada de The Great  e percebi que pouco se fala desta série. Provavelmente por ela ter chegado no Brasil pelo StarzPlay, uma plataforma menos badalada entre os streamings disponíveis por aqui. Mas trata-se de uma série premiada, estreladas por dois astros do cinema, sobre uma das rainhas mais aclamadas da história, logo é hora de dar mais visibilidade a ela.

Eis aqui, tudo que você precisa saber para se interessar e maratonar The Great!

1 - The Great é uma série de comédia dramática satírica estadunidense sobre a ascensão de Catarina, A Grande, imperatriz da Rússia entre 1762 e 1796. 

Mas calma, não se trata de uma aula de história! De fato a série admite isso desde seu título, que traz um asterisco informando que esta é "uma história ocasionalmente real".

Ou seja, muitos dos fatos aqui não correspondem à história real, como a época da coroação de Peter marido de Catarina de quem ela usurpou coroa, o tempo que ficaram casados antes do golpe e a maioria dos personagens que os cercam.

2 - Entretanto algumas coisas são bastante verdadeiras. Catarina realmente era estudada e defendia a educação das mulheres, e sexualmente livre para os padrões da época. E claro, deu o golpe em seu marido e se tornou uma das maiores governantes do império russo. É este golpe que a série pretende abordar, muito livremente.

3 - Catarina é interpretada por Elle Fanning, conhecida por ser irmã da Dakota Malévola, Super 8 e O Estranho que Nós Amamos.

4 - Já o imperador a ser destronado é vivido por Nicholas Hoult de X-Men: Primeira Classe, Mad Max: Estrada da Fúria e Um Grande Garoto.

5 - Outros nomes de destaque são Phoebe Fox, Sacha Dhawan, Gwilym Lee, Adam Godley, Douglas Hodge, Sebastian de Souza e Belinda Bromilow alguns vivendo personagens com inspiração em figuras reais, outros completamente ficcionais.

6 - A série aposta nos absurdos e exageros para satirizar a realeza, seus mimos, excentricidades, trapalhadas, crueldade e desejos. Ao mesmo tempo que coloca seus dois principais e mais poderosos em personagens em cena, em um constante embate. Ocasionalmente, o palácio beira à loucura, no melhor dos sentidos.

7 - Elle e Nicholas mergulham de cabeça no tom satírico e entregam atuações, intensas tanto nos momentos dramáticos, quanto nos absurdos e cômicos.

8 - Os figurinos são grandiosos e exuberantes, especialmente as peças usadas pela imperatriz. O mesmo vale para os cenários, embora toda a ação aconteça quase todo o tempo no mesmo palácio.

9 - Urinar no trigo é realmente um método histórico para determinar a gravidez. Era usado pelos antigos egípcios, estudos modernos indicam que o método é 70% preciso. 

10 - Indicada à dois Emmys, coleciona outras nove vitórias e um total de 38 indicações em diferentes prêmios. 

11 - Atualmente a série tem duas temporadas com dez episódios cada, e o terceiro ano já foi confirmado. No Brasil a série está disponível pelo StarzPlay.

The Great definitivamente não é uma fonte histórica confiável. E historiadores deve ter calafrios com suas liberdades históricas. Para o restante do público, no entanto, é uma produção, grandiosa, bem produzida e com excelentes atuações. Mas acima de tudo é absurda, exagerada e extremamente divertida!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem