Santa Clarita Diet - 3ª temporada

À certa altura da terceira temporada de Santa Clarita Diet, Joel (Timothy Olyphant) comenta que faz cerca de um mês que sua esposa se tornou uma morta-viva. O espanto é inevitável, tanta coisa aconteceu com os Hammond ao longo das duas primeiras temporadas da série, que é difícil crer que não estamos acompanhando esta família por muitos meses.

Nestas poucas semanas Sheila (Drew Barrimore) foi infectada, aprendeu a lidar com suas novas necessidades, descobriu um pouco mais sobre as origens da sua condição, matou e comeu um monte de gente, driblou investigações policiais, e criou um sistema para se alimentar apenas de pessoas que merecem morrer sem deixar rastros. Sempre com o apoio e carinho de seu adorável marido Joel, sem abandonar sua carreira como corretora ou descuidar da filha adolescente Abby (Liv Hewson). Depois de tudo isso, até os próprios personagens pensaram que teriam uns dias tranquilos pela frente. É claro, eles estavam enganados.

É a criatividade para continuar explorando seu argumento que surpreende nesta comédia que faz piada com histórias de zumbis. O universo dos mortos-vivos de Santa Clarita Diet continua se expandindo e trazendo obstáculos para os protagonistas. Uma vez que a maior parte das dúvidas sobre o pós-vida foi explorada nas temporadas anteriores, é hora de apresentar seus antagonistas. Os Cavaleiros da Sérvia são os caçadores de zumbis desta mitologia, mas não são o único problema em vista.

Os problemas que pareciam resolvidos anteriormente se desdobram em novas complicações, criando piadas consequentes e alternativas e trazendo antigos personagens de volta. Apesar de divertido, o "looping" de problemas acaba tornando alguns personagens descartáveis ou sub-utilizado. Assim, nomes como Ron (Jonathan Slavin), Anne (Natalie Morales), Ramona (Ramona Young) e Gary (Alan Tudyk, substituindo Nathan Fillion), parecem entrar e sair de cena apenas para ajudar o roteiro a complicar o ajudar os protagonistas. Eventualmente, você vai se perceber pensando por onde anda algum deles entre os episódios.

Há também problemas e personagens novos, alguns desenvolvidos ao longo da temporada, outros episódicos. Entre os que chamam mais atenção, estão Dobrivoje Poplovic (Goran Visnjic) o vilão misterioso que permeia todo o terceiro ano e seus capangas. Além de Winter (Sydney Park), colega de escola que começa interagir com Abby e Eric (Skyler Gisondo) e talvez crie uma nova dinâmica na próxima temporada.

E por falar nos adolescentes, a dupla precisa lidar com as consequências da explosão que causaram e compreender sua "amizade colorida". Ao mesmo tempo que Abby tenta convencer os pais que pode fazer parte de sua "pós-vida alternativa", sem grandes traumas. Por causa da super-proteção dos pais, a história dos jovens corre separada dos adultos, tornando ainda mais prazeroso, quando o quarteto se reúne.

É em Sheila e Joel o grande foco da trama. Barrimore e Olyphant mantém a química acertada, ficando cada vez mais confortável com os personagens. A cenas de matança e comilança da matriarca diminuíram em relação aos episódios anteriores, mas os problemas simultâneos aumentaram. A dupla ziguezagueia entre um problema e outro, sempre com diálogos ágeis e muito humor negro. A percepção de que Sheila viverá para sempre, é o fator de conflito entre o casal.

Sem receios de abraçar os absurdos da situação, Santa Clarita Diet acerta em apostar no humor por trás das situações absurdas encaradas com certa naturalidade pelos envolvidos. Eles precisam fazer coisas cada vez mais impossíveis, e encaram isso parando pouquíssimas vezes para ponderar sobre a loucura que estão vivendo. Humor non-sense e críticas à sociedade estadunidense atual são resultado dessa combinação curiosa de fatores.

Terminando um gancho que promete mudar a dinâmica da família completamente, Santa Clarita Diet prova que ainda tem fôlego criatividade e muitas piadas para servir. Que venha o quarto ano!

Santa Clarita Diet tem três temporadas, com dez episódios de cerca de meia hora cada, todos já disponíveis na Netflix.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem