Prepare-se para Vingadores Ultimato: MCU em ordem cronológica!

Vingadores Ultimato estreia em pouco mais de um mês, logo é a hora de fazer aquela maratona para refrescar sua memória sobre o Universo Cinematográfico da Marvel. Mas a lista de produções já conta com dezenas de filmes e séries, lançados ao longo de uma década sem necessariamente seguir a ordem dos acontecimentos, resolvi facilitar as coisas. Organizei a linha do tempo do MCU na ordem em ordem cronológica, para você organizar sua maratona.

 A lista abaixo conta apenas com as produções que se conectam diretamente com a linha do tempo principal do cinema. Por isso, as séries da parceria Marvel-Netflix e obras paralelas como Inumanos ficaram de fora (você pode conferir como elas se encaixam na cronologia nesta outra lista). Tenho críticas da maioria dos filmes e séries, clique no título para ler.

E se estiver sem tempo, vou facilitar ainda mais e marcar (⭐) aqueles filmes essenciais para compreender  Vingadores Ultimato. Assim, você pode fazer uma maratona mais curta e ainda assim não ficar perdido! Agora, sem mais delongas...

(Captain America: The First Avenger - 2011 - fase 1)
O nome já entrega né? Steve Rogers foi o primeiro a chegar. Ele já existia muito antes de Nick Fury sonhar em pensar na tal iniciativa Vingadores. Criado em 1942 para derrotar nazistas, já esbarrou na primeira jóia do infinito em sua primeira aventura.

Agent Carter - Marvel One-Shots*
(2013)
Um ano após o desaparecimento do capitão, Peggy está relegada ao trabalho burocrático do Exército. Diante de uma oportunidade, ela agarra a possibilidade de ir a campo, e acaba solucionando um caso sozinha, deixando seu chefe machista furioso. Antes que ele possa puni-la, uma ligação de Howard Stark a designa para a recém-formada S.H.I.E.L.D. Este curta vai de encontro à cronologia da série de TV, onde a agência fora criada mais tarde.

(1ª e 2ª temporadas / 2015-2016)
Com o capitão congelado, só sobrou a Peggy Carter para salvar o mundo. Depois de vencer a guerra, a moça trabalhou na SSR (Reserva Científica Estratégica). As aventuras dela começam em 1946, e se mantém nesta década ao longo das duas temporadas. Mas a moça, ajudou a criar a S.H.I.E.L.D., volta e meia aparece nos filmes e na série de TV dos agentes. Infelizmente a série foi cancelada antes que a S.H.I.E.L.D. tomasse forma, mas a agência começou a nascer ali.

(Captain Marvel - 2019 - fase 3)
Primeira protagonista feminina do universo, o filme de apresentação de Carol Danvers se passa em 1995. Além de apresentar a personagem e criar sua relação com Nick Fury, o longa ainda precisa explicar onde a heroína estava entre esta aventura e sua aparição em Vingadores Ultimato. 

Homem de Ferro
(Iron Man - 2008 - fase 1)
O filme do Tony Stark, foi a primeira produção da Marvel, o grande pontapé bem sucedido para estabelecer o universo. E já que o capitão estava congelado nesse momento, Carol Danvers viajava pelo universo e Hank Pym agia escondido por seu tamanho, ele reinaugurou a era dos heróis. Se passa na mesma época em que foi lançado, 2008.

O Incrível Hulk
(The Incredible Hulk - 2008 - fase 1)
Também se passa mais ou menos na mesma época em que foi lançado, 2008. Geralmente esquecido pois Edward Norton, que vivia Bruce Banner na produção, não entrou em acordo para reprisar seu papel no primeiro Vingadores, sendo substituído por Mark Ruffalo. Mesmo assim, o novo intérprete do Hulk menciona acontecimentos de seu predecessor, então faz parte do universo.

(Iron Man - 2010 - fase 1)
Se passa pouco tempo depois do primeiro filme e ainda lida com as consequências da estreia de Tony como herói, e da revelação de sua identidade para o mundo.

A Funny Thing Happened on the Way to Thor's Hammer - Marvel One-Shots*
(2011)
Quando está à caminho do Novo México para analisar o martelo de Thor, o agente Coulson impede um assalto em um posto no qual faz uma parada para abastecer.

(Thor - 2011 - fase 1)
O deus do trovão também fez sua estreia situado cronologicamente mais, ou menos na época em que foi lançado, 2011.

The Consultant - Marvel One-Shots
(2011)
Pouco após os eventos de Thor, o agente Phil Coulson se encontra com o agente Jasper Sitwell, avisando que o Conselho de Segurança Mundial quer tirar Emil Blonsky, o Abominável, da prisão para se juntar aos Vingadores. Relutantes em libertar alguém tão perigoso, Coulson e Sitwell decidem mandar alguém que sabotasse a reunião com o General Ross e fazê-los desistir da ideia.

(The Avengers - 2012 - fase 1)
O histórico primeiro encontro de todos os personagens apresentados até então, aconteceu em 2012. Mesma época em que foi lançado, e firmou de vez tanto a franquia, quanto a fórmula Marvel. Encerra a fase 1 da Marvel.

Item 47 - Marvel One-Shots
(2012)
Um casal decide assaltar bancos usando uma arma chitauri recuperada após a batalha de Nova York. Um agente da S.H.I.E.L.D. é enviado para lidar com o problema.

(Iron Man 3 - 2013 - fase 2)
Provavelmente ainda se passa em 2012-2013, já que Tony Stark ainda está lidando com os eventos da batalha de Nova York. Inaugura a fase 2 da Marvel.

All Hail the King - Marvel One-Shots
(2014)
Trevor Slattery, o "Mandarim" de Homem de Ferro 3 está cumprindo pena na prisão Seagate, quando é abordado pelo documentarista Jack Norris, que quer investigar seu passado.

(temporada 1, episódios 1-7)
Algum tempo depois de sua morte no primeiro Vingadores, o Agente Coulson volta para comandar uma equipe especial de agentes da S.H.I.E.L.D.; Nesse período, a série se comunicava constantemente com os eventos do cinema, logo...

(Thor: The Dark World - 2013 - fase 2)
Já era 2013, quando Thor voltou à terra, e esbarrou em mais uma jóia do infinito, bem no meio da primeira temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D. ...

(temporada 1, episódios 8-16)
Por isso, no meio da primeira temporada, Coulson e cia, precisam limpar a bagunça da batalha em Londres. E o episódio 16 termina com a deixa certinha para começar a próxima aventura do Capitão.

(Capitão América: O Soldado Invernal - 2014 - fase 2)
Quem assistiu ao episódio 16 de Agents of S.H.I.E.L.D., às vésperas da estreia deste filme, não conseguiu evitar a ansiedade, já que o gancho da série terminava com a revelação que move o longa: a agência estava comprometida.

(temporada 1, episódios 17-22)
Estrago feito, os Agentes precisam lidar com as consequências de não ter mais uma agência, e ainda limpar a bagunça que a HYDRA deixou para trás.

(Guardians of the Galaxy - 2014 - fase 2)
Isoladão em um quadrante distante da galáxia, os Gardiões, tinham apenas o Colecionador (que apareceu nos créditos de Mundo Sombrio) como conexão com os outros heróis. E claro, eles acharam outra joia do infinito.

(Guardians of the Galaxy Vol. 2 - 2017 - fase 3)
James Gun queria trabalhar mais a dinâmica de sua equipe recém formada (e vender bonequinhos do Baby Groot), por isso a segunda aventura se passa apenas algumas semanas após a primeira.

(temporada 2, episódios 1-19)
Ainda lidando com os últimos tentáculos da Hydra, são os agentes da S.H.I.E.L.D., em processo de reconstrução da agência, que localizam o cetro de Loki que a super-equipe vai buscar no início de Era de Ultron.

(Avengers: Age of Ultron - 2015 - fase 2)
O filme conversa com a série de TV, apresenta gente nova e ainda sedimenta os novos caminhos de Thor e Hulk, e do mundo em relação às super-pessoas.

(temporada 2, episódios 20-22)
Apesar de ainda fazer parte do universo, a partir daqui a série começa a interagir cada vez menos com seus colegas da tela grande.

(Ant-Man - 2015 - fase 2)
Dr. Hank Pym não quis fazer negócios com Peggy Carter e Howard Stark nos anos de 1990, mas aventura mesmo acontece em 2015. Chegamos a ver a nova sede dos Vingadores inaugurada em Era de Ultron.

(temporada 3)
Inumanos e Hydra (ela não morre mesmo), ainda assombram os agentes da TV.

(Doctor Strange - 2016 - fase3)
Ele já estava sendo vigiado pela Hydra lá em Soldado Invernal. Agora sabemos que a organização maléfica estava correta em se preocupar. É o um dos mais difíceis de situar na linha do tempo, já que a longa recuperação de seu acidente, somada ao treinamento, implica na passagem de vários meses ao longo do filme

(Capitain America: Civil War - 2016 - fase 3)
Um tempinho depois dos estragos de Era de Ultron, o mundo resolve que quer controlar os heróis com o tratado de Sokovia, e a coisa não terminou muito bem.

(Black Phanter - 2018 - fase 3)
O, então príncipe, T'Challa e seu pai estavam nos eventos de Guerra Civil, e o monarca de Wakanda perdeu a vida. O Pantera Negra passa seu filme sendo apresentado, não como super-herói, mas como rei.

Slingshot
(Marvel Agents of S.H.I.E.L.D - webseries)
A inumana Elena “Yo-Yo” Rodriguez, precisa assinar o tratado de Sokovia, mas as restrições do acordo vão de encontro à uma missão particular que ela precisa cumprir. Websérie criada para a ABC.com, se passa pouco antes do início da quarta temporada da série Marvel Agents of S.H.I.E.L.D da qual a personagem faz parte.

(temporada 4)
Diferente dos Defensores o pessoal da S.H.I.E.L.D. precisa se preocupar com o tratado de Sokovia, além de lidar com seus problemas que incluem o Motoqueiro Fantasma. Apesar de o número de inumanos e consequentemente pessoas com poderes ter diminuído bastante nessa temporada.

(Spider-Man: Homecoming - 2017 - fase 3)
O teioso ainda está empolgado com a sua participação na batalha do aeroporto em Guerra Civil. Enquanto seu vilão ganha a vida comercializando tecnologia deixada para trás nas batalha anteriores dos heróis.

(temporada 5)
Os agentes continuam seguindo sua jornada. Situada em grande parte no espaço e com viagens no tempo a temporada afasta isola completamente os personagens dos eventos no cinema.

(Ant-Man and the Wasp - 2018 - fase 3)
Scott e Hope tem sua primeira aventura após os eventos de Guerra Civil. Precisam lidar com as consequências da participação do Homem-Formiga na luta, além é claro do vilão da vez.

(Thor: Ragnarock - 2017 - fase 3)
Thor e Hulk se reencontram e se colocam a postos para encontrar o Thanos, literalmente. É a aventura imediatamente anterior á Guerra Infinita.

(Avengers: Infinity Wars - 2018 - fase 3)
Primeira metade do grande desfecho da fase 3, reúne todos quase personagens do universo cinematográficos apresentados até então (tem uma galera de apoio que desapareceu sem explicação, mas isso foi assunto de outro post). Os Vingadores e os Guardiões da Galáxia tentam impedir que Thanos reúna todas as jóias do infinito e finalmente encaram o vilão.

Vingadores Ultimato 
Estreia 25/04/2019

*Marvel One-Shots é uma série de curta-metragens diretamente em vídeo, produzidos entre 2011 e 2014, que aprofundavam um pouco mais determinados eventos ou personagens do MCU. Eles estão disponíveis como conteúdo extra nos Blu-rays de alguns longas-metragem.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem