Uma Aventura LEGO 2

Tudo estava incrível no final da primeira Aventura LEGO. O bonequinho mais otimista e sem personalidade de todos salvou o mundo, ao descobrir as infinitas possibilidades dos bloquinhos coloridos. E seu universo continuava em expansão com a chegada dos blocos duplos de uma terra distante. O que poderia dar errado para Emmet, Megaestilo e companhia? Felizmente para quem curtiu a aventura das peças de montar, muita coisa!

Acontece que o encontro com estes "alienígenas" se tornou uma guerra sem precedentes, e cinco anos mais tarde aquele mundo colorido se tornou Apocalipsópolis. Um lugar onde nada mais é incrível e todos vivem em uma distopia. A não ser, é claro, o sempre otimista Emmet (Chris Pratt), para descontentamento de sua parceira. Megaestilo (Elizabeth Banks) acredita que o namorado foi o único que não evoluiu. Mas não demora muito para o bonequinho amarelo ser desafiado, quando um novo ataque sequestra sua namorada, Batman (Will Arnett), Barba de Ferro (Nick Offerman), Benny (Charlie Day) e Unigata (Alison Brie).

É deste outro mundo que vem os novos personagens da franquia. A Rainha Tuduki Eukiser’ser (Tiffany Haddish) e General Caos (Stephanie Beatriz), tem misteriosos planos para seus visitantes sequestrados. Enquanto Emmet conhece o ousado Rex Dangervest (também com a voz de Chris Pratt, o personagem é uma grande paródia aos personagens do ator) em sua missão de resgate. É claro, o roteiro ainda espalha por toda a produção inúmeras participações especiais, tanto novas, quanto de aventuras anteriores. São muitos os personagens e personalidades licenciados pela marca de brinquedos. Tentar encontrar todos eles, e descobrir as vozes por trás das aparições, já virou uma diversão à parte nas aventuras da franquia.

Entretanto, não é apenas de participações especiais que se faz um filme. Uma Aventura LEGO 2 sabe disso e cria uma trama convincente para justificar sua aventura. A nova jornada brinca com conceitos deste universo, e questiona as certezas de seus personagens, em meio à correria colorida nonsense, recheada de músicas propositalmente "chiclete". Sem deixar de lado a tradicional boa mensagem para os pequenos. Aqui os principais aprendizados são: aquilo que é diferente, não é obrigatoriamente mal ou inimigo; e amadurecer não significa deixar de lado o que você amava quando mais novo. No geral o formato ainda é o mesmo, mas com piadas e desafios novos.

Para os adultos há um sub-texto curioso, que embora não explorado pode levar à uma discussão curiosa. A falsa sensação de livre-arbítrio em que os personagens vivem. Vale lembrar que, no filme anterior descobrimos que a jornada destes personagens são determinadas pelas brincadeiras de seus donos (Jadon Sand e Brooklynn Prince), e eles não fazem ideia desta interferência. Esta aventura é muito mais ciente do mundo "das pessoas", embora seus protagonistas não sejam.

E já que são pessoas do nosso mundo que ditam as regras, referências e piadas que extrapolam o universo de LEGO não faltam. Muitas inclusive, são pensadas pensadas exclusivamente para os adultos na sala. A alusão à outros universos e eventos em excesso, pode soar como exagero para alguns, mas reforçam a ideia de que tudo é uma enorme brincadeira de alguém do nosso mundo.

E por falar em brincadeira, vale notar o detalhismo da animação que mostra o desgaste das pecinhas agora já com cinco anos de uso. Ou ainda o acréscimo de texturas, conforme outros outros objetos são acrescentados na brincadeira pelas crianças.

Muitos não acreditariam na longevidade de uma franquia inspirada por um brinquedo de montar. E é verdade que esta segunda aventura (terceira se contar o filme solo do Batman) perde por não contar mais com o frescor da novidade, e por apostar em apostar em piadas repetidas porém certeiras, como os maneirismos de seu afetado Cavaleiro das Trevas.

Ainda assim, Uma Aventura LEGO 2 prova que com criatividade é possível sim, extrair uma boa aventura dos blocos coloridos, embora ter muitos bons personagens licenciados ajude. Resta agora, tentar adivinhar por quanto tempo este universo consegue se sustentar, para continuar entregando estas aventuras frenéticas e incríveis.

Uma Aventura LEGO 2 (The Lego Movie 2: The Second Part)
2019 - EUA - 106min
Animação, Aventura


Leia também as críticas de Uma Aventura LEGO e LEGO Batman: O Filme

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem