A árvores mais interessantes da cultura pop

Hoje é comemorado o Dia da Árvore no Brasil. A data foi escolhida para aproveitar a chegada da primavera, e promover a importância da preservação das árvores e das florestas. E como nerd consciente que sou, resolvi fazer a minha parte listando as mais relevantes árvores conscientes da ficção. Afinal, estas também são raras e merecem ser preservadas.

Groot
Ele é provavelmente a arvore mais badalada do momento, só que na verdade ele é um Colossus Floral, uma especie alienígena dos quadrinhos. Mas convenhamos, parece muito com uma àrvore para nós, então... A arvore antropomórfica que fala através de apenas uma frase "Eu sou Groot", foi criada da década de 1960, mas só caiu no gosto popular ao ganhar uma versão para os cinemas. O Groot das telonas tem a voz de Vin Diesel, já foi mostrado como adulto, raminho, criança e até adolescente, é um membro dos Guardiões da Galáxia. Seus poderes incluem força, regeneração, elasticidade e até manipulação de plantas. Além dos filmes e quadrinhos, ele também apareceu em games, desenhos animados e muitos, muitos colecionáveis.

Barbárvore
Barvárbore é um Ent, espécie de árvore antropomórfica que vive na terra média criada por J.R.R.Tolkien. Ele mora na Floresta de Fangorn tem cerca de quatro metros e meio de altura, e se assemelha a um carvalho. Os Ents são Pastores das Árvores, vivem para proteger as florestas, por causa disso eles raramente se envolvem e intrigas de outra especies. Quando conhecemos, em O Senhor dos Anéis - As Duas Torres, Barvárbore e seus companheiros realizam um grande e demorado - demorado mesmo, eles levam horas para falar qualquer coisa em seu idioma - conselho para decidir se a especie ajudaria na causa do um anel, mas é o desmatamento promovido Sauron que força às espécie a se posicionar.

Salgueiro Lutador
Este aqui só se comunica por movimentos, ou talvez esteja só se defendendo mesmo. O Salgueiro Lutador está plantado nos terrenos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e costuma nocautear qualquer um que chegue muito perto. Na verdade a árvore foi plantada no terreno com um propósito, ela esconde uma passagem secreta que leva à Casa dos Gritos, uma residência abandonada próxima ao castelo. Fornecendo assim, um local seguro para que um dos alunos, Remus Lupin, que fora mordido pelo lobisomem possa se transformar sem machucar os colegas de classe. Nos filmes de Harry Potter é preciso encarar uma luta, ou lançar um feitiço para imobiliza-lo caso você deseje alcançar a passagem secreta, nos livros a praticidade impera e a planta tem um botão de "liga e desliga".

Vovô Willow
Ela é a avó de Pocahontas na animação da Disney, mas também é um Salgueiro Chorão com rosto. Como a vovó se tornou uma árvore, e se ela realmente é a avó da protagonista? Não sabemos, e nem importa muito. O importante são os conselhos sábios e maternais que a divertida planta oferece. Sua voz original é da veteranda Linda Hunt.

Macieiras de Oz
No maravilhoso mundo de Oz é possível encontrar um pomar inteiro de macieiras que falam e movimentam seus galhos. Elas repreendem duramente aqueles que pegam seus frutos sem pedir, nos lembrando do quão abusados nós somos em relação a natureza. Por outro lado, elas são bem fáceis de enganar, basta irritá-las um pouco e elas mesmas atirarão as maçãs em você. É no pomar de macieiras que vivia o Homem de Lata durante as aventuras de Dorothy e Totó pelo país.

A árvore de Sete Minutos Depois da Meia-Noite
É uma árvore gigante antropomórfica com a voz de Liam Neeson que aparece para contar histórias a Connor (Lewis MacDougal). São essas histórias que que vão ajudar o menino de treze anos a compreender, enfrentar e superar uma fase difícil de sua vida. É a mais jovem desta lista, foi criada em 2011 por Patrick Ness no livro homônimo que inspirou o filme.

Curiosamente todas as arvores desta lista nasceram nas páginas e ganharam boas versões na tela grande. Mas, se expandirmos o olhar e além de arvores ativas, colocarmos todas aquelas que tem importância para suas histórias a lista cresce assustadoramente, com a inclusão de espécies como as Árvores Coração de Westeros, e até o patético pinheirinho do Charlie Brown. Mas esta é uma lista para o próximo Dia da Árvore, espero que nenhuma tenha sido extinta até lá.

Brincadeiras à parte, estes personagens direta ou indiretamente, sempre chamam nossa atenção para a importância de cuidar melhor do nosso planetinha. É sempre mais interessante e eficaz, amparar estes conceitos com um plano de fundo eficaz.

E aí, conhece todas as plantas desta lista? Sua espécie favorita ficou de fora? Vem celebrar  a natureza com sua árvore fictícia favorita. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem