Deadpool 2

A missão foi cumprida no primeiro filme do Deadpool, reapresentar apropriadamente o personagem nos cinemas, apagando a versão problemática que apareceram em X-Men Origens: Wolverine. Como bônus o anti-herói ainda provou que existe público para filmes de super-heróis com censura alta, abrindo caminho para produções como Logan. O desafio agora é outro, manter o sucesso, sem o fator surpresa, o frescor da novidade, ou soar repetitivo.

Deadpool (Ryan Reynolds) está precisando encontrar maneiras novas de fazer as coisas, quando o super soldado Cable (Josh Brolin) vem do futuro com uma missão de assassinato aparece para acelerar o processo. Acho a sinopse meio vaga? Ótimo, quanto menos você souber do roteiro mais divertido fica. Basta saber que nessa "aventura", revemos personagens do primeiro filme, conhecemos novos mutantes, bons e maus, além de presenciar muitas reviravoltas e absurdos.

Ciente do hábito das sequencias cinematográficas ampliarem tudo que foi acerto no longa original para compensar a ausência da novidade, Deadpool 2 assume de cara, que pretende ser maior nas cenas de ação, na violência e principalmente na "zoeira".

Deadpool continua desbocado, abusado, bem humorado e careteiro, e claro, o centro das atenções. O foco acaba por custar um pouco o desenvolvimento dos personagens secundários, todos servem principalmente de escada para para Reynolds. O que deve funcionar bem com o grande público, mas deve irritar os fãs de quadrinhos que esperavam muito mais da complexidade de Cable nas telas. Ainda sim, as interpretação de Brolin está em perfeito equilíbrio com o protagonista, criando uma divertida relação de opostos. 

O universo é sim, ampliado por novos personagens, bem apresentados e utilizados dentro da proposta que lhes é imposta. Russel (Julian Dennison) é a pessoa frágil a ser protegida/resgatada com quem o protagonista cria uma relação. Domino (Zazie Beetz) é a desculpa para usar e abusar de sequencias de ação absurdas determinadas por sorte, Vanessa (Morena Baccarin) é sua bússola moral, e por aí vai.

Outras coisas que funcionaram bem no longa original, e estão de volta são as referências à cultura pop, a indústria do entretenimento e ao próprio filme - inclua nesta última, muita narração e quebra da quarta parede. Espalhadas por todo canto em tiradas rápidas, as alusões e piadinhas desafiam o público a estar sempre atento, em vários momentos soam demasiadamente gratuita, mas nem por isso menos divertidas.  

Ainda na lista de coisas resgatadas e ampliadas do primeiro filme estão as cenas de ação. Mais grandiosas, ainda mantém o humor negro, usando e abusando das habilidades dos personagens, especialmente da absurda sorte de Domino e das habilidades de cura de Wade. 

A trilha sonora segue o tom de unir dinamismo e bom humor, escolhendo músicas pontuais para as sequencias de ação, e abusando de clássicos melosos de musicais da Broadway para os momentos dramáticos. Estes aliais existem sim, e tem seu peso na trama e impacto nos personagens e público. A diferença aqui é que logo, são cortados por piadas, quase como aquelas pessoas que escondem o medo e a tristeza por baixo de humor, seja ele do tipo que for.   

O roteiro até surpreendente em alguns momentos, como a sequência relacionada à X-Force, mas por baixo é uma trama simples de redenção, Wade chega ao fundo do poço, perde a esperança, encontra um novo motivo para lutar e segue em frente. E certamente são os momentos cômicos que ficarão na memória do espectador. A sensação é de se trada de uma série de esquetes de humor, conectados por uma narrativa. Não se trata de uma falha da produção, é a proposta que eles escolhem e funciona. 

Deadpool 2 não tem mais o elemento surpresa, ou é uma novidade no sub-gênero dos super-heróis e sabe disso. Logo, assume sua "repetição" com bom humor, traz personagens novos e antigos para ajudar seu protagonista a manter o tom certo de comédia, e a espalha na tela como se usasse a metralhadora. A ação é constante, mas as piadas são interruptas, desde antes dos créditos iniciais - que você deve ler! - até as cenas pós créditos, provavelmente as melhores que você já viu.  O resultado é outra acertada, e ainda rara, adaptação de quadrinhos apenas para adultos na tela grande, divertido, desbocado, violento e com censura alta!

Deadpool 2
2018 - EUA - 120min
Comédia, Ação

3 Comentários

  1. De todas as resenhas que li do filme até agora essa foi a mais positiva, muito reclamaram da repetição do filme. Eu ainda não consegui conferir, mas quero assistir logo para poder tirar minhas próprias conclusões.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Realmente, eles apostaram no que deu certo e por isso repetiram algumas coisas, mas nada que já não fosse esperado na minha opinião.

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem