Projeto Flórida

Seja em hotel de beira de estrada, seja no mundo mágico dos parques da Disney, crianças tem a capacidade de serem sobreanos de seus reinos de fantasia. Para isso, basta ter amor e liberdade criativas envolvidos. Projeto Flórida trata com muita sensibilidade esta habilidade infantil, capaz de proteger os pequenos dos cenário nada fantasioso em que vivem.

Moonee (Brooklynn Prince) é uma garotinha espevitada de seis anos, que vive com sua muito jovem e imatura mãe Halley (Bria Vinaite), em um motel de beira de estrada em Orlando, na Flórida. A família não é única a viver confinada em um quartinho de hotel. É através dos olhos da menina que vivenciamos o cotidiano destas pessoas que sobrevivem à margem da sociedade.

Halley é o retrato de uma adolescência interrompida por uma gravidez indesejada. Incapaz de cuidar até de si mesma, a jovem comete muitos erros, e até alguns pequenos delitos, na tentativa de sustentar sua família. E apesar do contexto inapropriado em que cria a menina, a personagem, vivida com espontaneidade pela novata Vinaite, não deixa margem de dúvidas em relação ao seu amor pela filha.

Igualmente complexo é Bobby (Willem Dafoe). Gerente deste "hotel/residência", cuida com muita paciência de seus hóspedes, mesmo quando estes não o tratam com o devido respeito. Ele reconhece a situação limite em que estas pessoas vivem e ajuda como pode. Com as crianças esta relação de cuidado é ainda mais interessante, ao assumir o papel de chefe e protetor do "castelo", ele impõe respeito, mas nunca medo nos pequenos que não hesitam em aprontar. Sempre escalado para papéis exagerados, e dúbios, Dafoe não apenas surpreende ao dar vida há "um homem comum", mas também nos cativa ao ponto de querermos saber mais sobre sua história.

Entretanto, ninguém é mais cativante que a protagonista mirim. Moonee é desobediente e desbocada, uma daquelas pestinhas que você odiaria ter como vizinha. Vendo o mundo por seus olhos, no entanto, entendemos que ela é fruto de seu meio, e admiramos a forma como encara o mundo. Tudo isso só é possível pela escolha acertada de Brooklynn Prince para o papel. A atriz mirim é uma daquelas crianças que nos assustam por sua ciência do mundo ao seu redor. Em seus próprios termos, ela parece compreender, e transmitir a situação limite em que vive, sem preder a o olhar lúdico da infância no processo.

Entre aventuras e desventuras, acompanhamos Mooney pelo motel que lembra um castelo roxo, muito diferente de outros castelos que vem à mente quando pensamos na cidade de Orlando. Misturando a magia do olhar infantil com ironia, Projeto Flórida apresenta, sem fazer julgamentos, estas pessoas, de quem na maioria das vezes ignoramos a existência. Uma existência difícil, mas que tem seus momentos de beleza, e que tanto contrasta com seus vizinhos do paraíso mágico de férias do Mickey.

Projeto Flórida (The Florida Project)
EUA - 2017 - 104min
Drama

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem