Relembrando a graça de acompanhar séries semanais!

Agora que a temporada acabou há algumas semanas e os ânimos acalmaram, hora de pensar em outro fato curioso que aconteceu durante a exibição de Game of Thrones este ano. Deixando teorias, spoilers e arcos de personagens de lado, é hora de pensar na forma como assistimos séries em geral.

Antes uma contextualização. Seja por ações de hackers ou por causa de funcionários, atualmente desempregados, da HBO Espanha, vários episódios do sétimo ano foram disponibilizados antes do tempo. Entre polêmicas, escândalos e as técnicas para evitar spoilers, os vazamentos serviram para separar o joio do trigo. Foi assim que conseguimos descobrir quem realmente gosta da produção como um todo, e quem está apenas acompanhando a "modinha".

Os fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo, ou mesmo apenas da sua versão para a TV, não apenas prenderam a lidar com a espera e as surpresas, mas também as encaram como parte da experiência. Esperar penosamente por uma semana (ou várias páginas) para saber se aquele personagem sobreviveu, e aproveitar para especular e imaginar seu destino neste meio tempo é para muitos a parte mais divertida do processo. 

Já os fãs de séries, prezam por assistir o produto no melhor formato possível da forma em que foi pensado para ser exibido quando concebido. Nessa experiência de esperar pelo próximo capítulo há até o espaço para os viciados em redes sociais, pois nada é mais empolgante que o hype no domingo, antes, durante e logo após cada episódio.

Entretanto, episódios vazaram e houve quem corresse para assistir a versão pirata. Afinal, nessa sociedade em que vivemos existe uma ânsia inexplicável por ser o "primeirão". Passar na frente, e com isso ter a falsa sensação de que está em vantagem em relação aos outros. Fica a dica coleguinha: você viu primeiro sim, é verdade. Mas em condições e qualidade questionáveis, sem a companhia dos amigos, ou mesmo o bate-papo nas redes, além é claro de estar compactuando com o crime de pirataria. Logo, talvez você precise rever seus conceitos quanto ao que é realmente uma vantagem. 

Houveram ainda aqueles que correram para assistir primeiro, não por curiosidade ou medo de que alguém lhes contasse o que acontece antes da hora. Estes queriam apenas saber o que acontece primeiro para soltar spoilers e estragar a experiência dos coleguinhas. Para estes minha mensagem é: você não é uma boa pessoa, e vai arder nas chamas de R'hllor, ser castigado nos Sete Infernos e pisoteado pelo Grande Garanhão por isso.

Reclamações à parte, o objetivo deste texto é na verdade ressaltar não apenas a forma a que acompanhamos nossas séries, mas também o motivo por que escolhemos assisti-las de determinada maneira. Muitos culpam os serviços de streaming e suas maratonas pela mudança em nossos hábitos, e há algo de verdade nisso. Mas vale sempre lembrar que as séries criadas exclusivamente para serviços como a Netflix já foram pensadas para serem disponibilizadas inteiras na plataforma, e por isso tem um ritmo próprio. E mesmo assim não estamos livres do efeito de um consumo sem tempo para reflexão e assimilação tem em nossas memórias, já falei sobre isso aqui

Quando aplicamos o estilo de maratonas em séries semanais, talvez estejamos perdendo algo realmente importante. Quando burlamos ainda mais e assistimos antes da hora, para "ter vantagem", talvez com certeza arruinamos a experiência - e as vezes não só a nossa!

Calma, não estou dizendo que você não devia fazer maratonas, ou assistir séries sem ser no canal que a exibe no momento de sua estreia (todos sabemos como muitos canais exibem mal os programas aqui), só estou convidando para pensar em como acompanhamos nossos programas. Eventualmente descobriremos a melhor maneira de ver cada um deles. 

Tentando ver o lado bom em uma coisa ruim, o vazamento dos episódios de Game of Thrones  serviu para nos lembrar os benefícios de acompanhar uma série semanal. A recompensa pela espera, as especulações prévias e debates posteriores. Atualmente minha agenda de espectadora faz uma mistura entre mega e micro maratonas, sem deixar de lado aquelas séries que acompanho semana a semana degustando a "semana de analise/debate/assimilação". 

E você? Como assiste às suas séries?

Leia mais sobre séries e confira dicas úteis para suas maratonas de streaming.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem