The Whispers - 1ª (e única) temporada

Isso mesmo, não vai ter segunda temporada de The Whispers. Mas nada de pânico, ao menos nessa série o final em aberto não é tão absurdo. E acredite, geração viciada em explicações, finais em aberto também são legais. Mas antes vamos lembrar do que se trata a série?


Usando como argumento com conto Zero Hora de Ray Bradbury (Fahrenheit 451). A série atualiza a narrativa para os dias de hoje, transformando a protagonista original, uma dona de casa, na agente do FBI Claire Bennigan (Lily Rabe). A moça investiga um acidente de uma mãe, cuja filha pequena (Abby Ryder Fortson, de Homem-Formiga) afirma ter sido resultado de um jogo proposto pelo "amigo imaginário" Drill.

A parte estranha é que outras crianças de diferentes lugares começam a afirmar ter um amigo imaginário chamado Drill, com quem também estão em um jogo. Inclusive o filho de Clair Henry (Kyle Harrison Breitkopf, Uma Família em Apuros), Minx (Kylie Rogers, Once Upon a Time in Wonderland) filha do funcionário do Departamento de Defesa Wes Lawrence (Wes Lawrence) e até a filha do Presidente dos Estados unidos. Detalhe curioso: no universo de The Whispers aparentemente, todos os adultos "importantes" tem um filho ou filha com menos de dez anos de idade.

Some à pilha de mistérios o sumiço, e reaparecimento do marido de Clair. Sean (Milo Ventimiglia, Heroes) considerado morto, retorna desmemoriado e segundo pistas sem sentido. Enquanto seu avião é encontrado do outro lado do mundo junto à uma rocha alienígena. Sim, Drill é uma ameça alienígena, com um plano misterioso que envolve crianças.

Por isso a série depende muito do bom elenco infantil. Que precisam alternar entre crianças fofas e comuns, seguidores se vontade própria e mini-psicopatas apáticos. Enquanto os adultos se mostram perdidos, tentando gerenciar o caos. E completamente sem ação de frente do fato de que seus filhos podem ser a ameaça.

Claro, parte da diversão é ver os adultos fazendo as maiores burrices, sempre escolhendo o caminho errado. Mas, o tema levanta questionamentos interessantes como? até onde um pai iria para proteger um filho? Sacrificar algumas crianças para salvar o mundo é a melhor escolha?

Com apenas 13 episódios, o ritmo é constante. Não há tempo para episódios de enrolação em que nada acontece. Levando à um clímax no final da temporada, onde até os expectadores descobrem que entenderam tudo errado. E para desespero de muitos a série foi cancelada, deixando tudo por isso mesmo. 

Esta blogueira que vos escreve não ficou tão frustada com o final da série, e pretende explicar porque. Mas, pra isso é preciso avisar: SPOILERS à frente!

É só no último capítulo que os adultos, e nós os expectadores, percebemos que compreendemos tudo errado. Drill e seus "compatriotas" não estavam executando um plano para tomar a Terra, mas sim levar nossas crianças. Sabendo disso, pode-se pensar - eles podiam ter feito isso sem chamar tanta atenção! - Explodir usinas nucleares, escolher filhos de pessoas proeminentes na sociedade, só tornaram seu ataque evidente para os humanos. 

Por outro lado, mesmo com todas essas pistas, muitos pessoas não tinham noção do que se passava. E as pessoas responsáveis para lidar com o problema se mostraram incapazes. O resultado? Drill ganhou o jogo, e por isso não nos deve satisfações. Em outras palavras, azar o seu expectador curioso, é assim que o mundo é, cheio de coisas que nunca vamos entender. 

A história pode muito bem se tratar apenas de um embate, entre nós e eles. Nós perdemos, e a história é contada pelos vencedores. Um desfecho que ficaria ainda mais legal, se o cancelamento tivesse sido anunciado à tempo de uma única alteração: Clair não conseguiria salvar seu filho, e este seria levado pelos outros ao invés dela. Colocando uma taxa sucesso de 100% no plano de Drill, e um ponto definitivo na nossa derrota.

---- FIM DO SPOILER ----

No geral, The Whispers foi uma série bem desenvolvida, que arriscou ao colocar o centro das atenções em um elenco infantil, mesmo sendo um mistério para adultos. A história poderia continuar, crescer? Com certeza. Mas o final em aberto, e os consequentes questionamentos, também são interessantes. - É isso, ou já estou ficando acostumada à ter séries canceladas de surpresa!

The Whispers, foi cancelada devido à baixa audiência. No Brasil era exibida pelo AXN.

Leia as primeiras impressões da série. Ou confira outras séries canceladas na primeira temporada Forever e Believe.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem