Livro vs Filmes: A Esperança

Demorou um ano inteiro para que pudéssemos finalmente comparar as divergências entre as versões cinematográficas e literária de A Esperança. Isso porque o terceiro volume da trilogia escrita por Suzane Collins foi dividida em dois longas metragens lançados com o intervalo de 1 ano entre eles.

Nesta aventura derradeira, o plano dos rebeldes para usar o massacre quaternário quase dá certo. Katniss, e outros vitoriosos é resgatada da arena apara o, até então desconhecido, Distrito 13. Mas Peeta fica preso na capital, dividindo a força da propaganda de guerra entre a Capital e os Rebeldes. Guerra esta que tem seu auge também neste livro.

Tanto por causa da divisão, quanto pela quantidade de acontecimentos à partir da metade do segundo livro, até o carisma na tela de alguns personagens, A Esperança - parte 1 e o final, são as adaptações com mais diferenças entre as obras.

Vale sempre lembrar: SPOILERS à frente!

1 - Neta do Snow
O Snow provavelmente tem filhos e netos, mas nunca ouvimos falar deles nos livros. De fato a netinha de snow aparece ainda em Em Chamas, mas é aqui sua verdadeira função fica mais clara. Ela serve como demonstração tanto da mudança da posição da "Capital" (leia-se Presidente Snow) em relação à Katniss, quanto para mostrar o nível de submissão dos moradores mais ricos de Panem ao seu presidente.


2 - Tatuagens com as programações
No distrito 13 é tudo organizadinho. Como em uma colmeia, cada cidadão tem sua função e toda manhã recebem uma tatuagem temporária com sua "agenda do dia". O roteiro inclui inclusive horários de alimentação e lazer. No livro a "agenda" é mencionada, mas nada de tatos. Todos os novos moradores, voluntários ou refugiados do 12, precisam se adaptar às regras. Katniss é claro, vive burlando essas regras.

3 - Venia, Octavia e Flavius prisioneiros
Katniss é o tordo, ela pode burlar as regras. Mas não é todo mundo que tem essa sorte. A equipe de preparação de Katniss (cabelo e maquiagem), Venia, Octavia e Flavius, também são levados ao Distrito 13. Mas como legítimos moradores da Capital, não se adaptam a vida regrada do novo distrito, e são presos e torturados por isso. No primeiro Jogos Vorazes, Venia, Octavia e Flavius eram apenas figurantes, e Em Chamas eles foram substituídos completamente por Cinna e Effie. Logo nos dois últimos filmes eles nem mesmo aparecem.

4 - Effie no distrito 13
E por falar em Effie Trinket, a exótica moça nuca vai ao Distrito 13, aparecendo apenas brevemente no final do romance. Entretanto, depois de assisitr Em Chamas, a autora Suzanne Collins chamou o diretor Francis Lawrence e disse: "De jeito nenhum Effie Trinket ficará de fora dos filmes de A Esperança". Sua presença foi mais que bem vinda, já que a moça assumiu o papel da já ausente equipe de preparação e da Fulvia, assistente de Plutarco que ainda precisaria ser apresentada. Mais tarde sua presença também serviu para assumir algumas das falas do próprio Plutarch, após a morte de Philip Seymour Hoffman.


5 - O visual de Cressida
Natalie Dormer realmente raspou metade de seu cabelo quando desempenhou o papel de Cressida. No livro, o personagem de Cressida, tinha toda a sua cabeça raspada e coberta com tatuagens de hera. Foi ideia de Natalie Dormer (a Marjorie de Game of Thrones) ter apenas a metade (o lado esquerdo) da cabeça raspada para ser coberto com (falsas) tatuagens de hera. Além de estiloso o visual impediu as comparação e possivelmente diminuição do choque quando vemos Johanna com a cabeça raspada, como parte de sua tortura.

6 - As exigências de Katniss
Tanto o livro quanto no filme Katniss faz uma lista de exigências para se tornar o tordo. No livro no entanto a lista é mais longa. Inclui o resgate e imunidade à todos os vitoriosos sobreviventes (o que inclui a esquecida Enobaria, carreirista do Massacre Quaternário que tem os dentes serrados). E o direito dela matar Snow.

No filme tanto a exigência de matar o presidente vivido por Donald Sutherland, quanto aparecem apenas mais tarde. Enquanto a mudança do momento da exigência não tenha grandes efeitos na narrativa. O reaparecimento repentino de Enobaria no fim do último filme deve ter deixado muita gente confusa.

7 - A caça no 13
Nos livros Katniss sai para caçar mais de uma vez enquanto mora no Distrito 13, não apenas na companhia de Gale, mas também de Finick. E de fato eles levam caça para as cozinhas melhorando o cardápio do dia. No filme a situação acontece apenas em uma sequencia, onde Katnip e Gale não acham justo caçar os animais da região, que nem sabem que estão sob ameaça. De fato, a função da cena no filme é apenas desenvolver o relacionamento entre os dois.

8 - Negociações no Distrito 2
As negociações no 2º distrito, responsável por pelo armamento da capital são mais longas no romance. E teriam mais destaque no filme não fosse um imprevisto: a atriz Lily Rabe (The Whispers) originalmente escalada como comandante Lyme precisou sair devido a um conflito de agenda. Rabe já havia filmado suas cenas de A Esperança - Parte 1. Então, ao precisar reescalar a moça, os produtores decidiram não refazer essas cenas, mas cortá-las do filme. Resultando em apenas 1 cena com Lyme, e uma participação decepcionantemente curta para os fãs de sua nova Gwendoline Christie (a Brienne de Game of Thrones).


9 - Explosão na barragem
Não existe esta cena no livro. Mas algo do tipo pode ter acontecido, sem que nós leitores saibamos. Afinal a história é contada pelo ponto de vista de Katniss, que à essa altura não está ligando muito para o que acontece nos outros distritos. Além disso, não acredito que a presidente Coin discuta todos os acontecimentos de uma guerra com uma adolescente.

10 - Katniss e Snow
A vídeo-conferência entre Katniss e Snow, também não acontece. Mas acrescenta e muito à tensão do momento. Além de criar uma base para o último diálogo entre os personagens. É uma conversa que eles estão tendo há muito tempo.

11 - Recuperação de Peeta - o padeiro
Peeta não se recupera tão rápido nos livros, e leva muitos estágios. Entre eles está a ideia de Prim de usar o mesmo veneno de teleguiadas para reverter a lavagem cerebral no rapaz. Ele também recebe a visita de "uma pessoa familiar, em quem confie", mas não se trata de Prim, mas de outra jovem do Distrito 12. A substituição aqui economiza tempo e dá mais importância ao papel de Prim como "curandeira".

Outra etapa deixada de lado, é o momento que Peeta é relembrado de seu oficio oficial. É ele quem faz o detalhado bolo de casamento de Finnick e Annie, como parte de sua terapia.

12 - Treinamento de Katniss e Johanna
As duas vitoriosas precisam treinar se quiserem entrar na luta. Se tornar soldados, é a exigência de Coin. Após semanas de treinamento, Katniss é aprovada e designada à tropa de Boggs, enquanto Johanna é reprovada e fica presa no 13 à contragosto.
No filme, sob a cobertura de Johanna, Katniss viaja clandestina em um carregamento de suprimentos para a Capital. Lá é reconhecida, obrigando Coin e Plutarch à aceitar a presença da moça. E fingir que este era o plano desde o início, e não uma simples desobediência.

13 - Katniss Encrencada
Após suas ações na execução de Snow Katniss fica encrencada. Em isolamento por dias, imaginando como a "sacrificariam", ela fica surpresa quando sua condenação é apenas o isolamento no devastado 12. Embora fique claro, que esta fora uma negociação de Haymich, e que sua ida com ela "para casa" era uma das condições, ela precisaria de supervisão.

14 - O Povo mata Snow
No filme uma multidão claramente avança sob o pragmático presidente amarrado quando a flecha não o atinge. No livro, não fica exatamente claro como ele morreu, e de fato ninguém se importa muito com isso. Ele está morto e pronto!

15 - Todo mundo está perturbado de verdade!
Especialmente os tributos sobreviventes, mas sua grave condição psicológica é amenizada no filme. Finnick é atormentado pela captura de Annie, e passa muito tempo fazendo nós em uma cordinha, que até aparece brevemente no filme. Já mencionei a lenta recuperação de Peeta no item 11. Enquanto Johanna, que já era visivelmente perturbada antes do Massacre Quarternário, fica viciada em medicamentos, e não passa nos testes para se tornar um soldado por causa de suas condições psicológicas.

Mas nenhuma mente é mais perturbada que aquela que nos conta a história. Katniss, não confia em ninguém, tem momentos de pânico, pesadelos, estresse pós-traumático, e quaisquer outros distúrbios que duas edições de Jogos Vorazes somados à uma guerra e o sentimento de culpa pode causar. Katniss literalmente enlouquece, mas no filme ela só fica "de luto" por um tempo. O que nos leva....

16 - O final agridoce
Que no filme é um final relativamente feliz. Ué mas o final do livro e do filme são diferentes? Na verdade os acontecimentos são os mesmos, mas o tom é bem diferente. Uma vez que no filme Katniss, não fica tão perturbada assim, ao fim da jornada. O epílogo parece um futuro potencialmente feliz para a protagonista.

Enquanto nos livros, a noção é clara de que apesar de seguir com a vida (lenta e dolorosamente), e terem conquistado um mundo melhor para as novas gerações, Katniss nunca será realmente feliz. As perdas e traumas de sua juventude, a danificaram permanentemente. Um final mais coerente e agridoce.
___________________

Ufa! Acho que esta foi a lista mais longa da série  "Livro vs Filme" até hoje. E é muito provável que eu tenha esquecido algum detalhe. Bastante fiel à obra original, as mudanças em A Esperança - parte 1 e o final, são em geral em prol do ritmo da narrativa.

O único escorregão é a perda da gravidade dos acontecimentos. Para uma série que começou com o assassinatos de crianças, mesmo as mortes de personagens principais, soam menos perturbadoras do que deveriam. Tanto para nós, quanto para os personagens. Ainda assim é uma adaptação eficiente.

Leia mais sobre a série criada por Suzane Collins:
Resenhas dos Livros -  Jogos VorazesEm Chamas, A Esperança

2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem