Comic Con Experience: A Feira

Se você esteve em uma galáxia distante na última semana pode não ter ouvido falar, mas no primeiro fim de semana de Dezembro aconteceu a Comic Con Experience, primeira grande convenção de "nerdices" nos moldes das Comic Cons "estadunidenses". Não, não fui para cobrir, mas para curtir o evento. Contudo como não dá para desligar a blogueira/jornalista....

A Feira

Uma vez que você descobriu como administrar seu tempo, entre os painéis e o restante do evento, é hora de percorrer os 39 mil metros quadrados da feira. Que além dos stands, possuía uma arena de Games, uma enorme praça de alimentação, camarins para os cosplayers, alem das alas dos artistas e lojas.

Segundo os organizadores do evento (sim, o pessoal do Omelete), foi pedido que os expositores fossem criativos. Nada de mera distribuição de panfletos, tinha que ter interatividade. E não é que o pessoal cumpriu a exigência!!!

Fotos estão pequenas? Clique para ampliá-las!

Games
Menor apenas que a arena de Games Go4Gold, que tinha até espaço para a platéia e campeonatos ao vivo narrados como se fossem a final da copa do mundo (confesso, não passei muito por lá, não sou gamer, infelizmente), eram os enormes estandes da Disney e Warner.

Disney

O estúdio do Mickey, reservou espaço para uma super lotada lojinha (claro), para promover Operação Big Hero 6 (que estréia 25/12, mas já teve uma sessão especial na Comic Con), e o próximo longa da Pixar, DivertidaMente. Este último levou a sala de comando do cérebro da pequena Riley e os personagens que a habitam para o chão da feira.

Também havia espaço para uma exposição de Star Wars, que trazia capacetes de Stormtroopers, customizados por artistas durante a feira, além de displays e estátuas em tamanho real (todas fotografáveis, claro!). Os Vingadores também ganharam seu espaço, com um telão exibindo os trailers, figuras em tamanho real dos personagens, uma armadura do Homem de Ferro, o escudo do Capitão América, uma carcaça de Ultron, entre outras coisas.


Warner
Já a Warner, dedicou boa parte de seu espaço para a divulgação de O Hobbit, cuja último filme fora exibido durante a convenção. Os 75 anos de Batman, que estavam sendo comemorados na feira, trouxeram diversas estátuas e até um Batmóvel para o estande, que também tinha um belo cenário e carro, do novo MadMax, uma réplica da Máquina de Mistérios do Scooby Doo, e até um sofá igual ao do Central Perk de Friends. Coladinho nele estava uma réplica do Trono de Ferro (tinham 2 na feira o outro ficava no stand da Leya), que não é da Warner, mas catou seu espacinho por ali.



Fox
A Fox dedicou boa parte de seu espaço para a TV. Era possível tirar uma foto no sofá dos Simpsons, matar um zumbi de The Walking Dead com paintball (headshot rendia seu nome escrito à mão em caricatura zumbi na hora), faltou liberar a interação com a cama de hospital com espelho no teto da série Wayward Pines de M. Night Shyamalan com Matt Dillon no papel principal. Na área de cinema, trailers, estátuas de Êxodo: Deuses e Reis e Uma Noite no Museu 3, um concurso cultural para levar alguém a Londres para assistir Kingsman - Serviço Secreto, pipoca fresquinha e a presença dos Pinguins de Madagascar.

Sony
A Fox tinha pipoca, mas a Sony servia drinks. Sem álcool é verdade, mas muito estilosos, afinal era para promover a animação Hotel Transilvânia 2. Quem passava por lá, também ganhava uma foto no Castelo impressa na hora, podia tirar uma foto com Drácula e sua filha além de ganhar e botons da assustadora atração inspirada no longa de Goosebumps, que ficava no mesmo stand. Ainda era possível ganhar mochilas da empresa e um PS4 por dia, para aqueles que se arriscavam nos arcades. Os antigos fliperamas promoviam o filme Pixels, no qual alienígenas que assumem a forma de jogos clássicos de para invadir a Terra.

Netflix
Mas, nenhum estande alimentou melhor que o Netflix, promovendo fortemente sua nova série Marco Polo, com figurinos em exposição e uma cabine que deveria simular uma aula de kung fu ministrada às cegas, que funcionaria melhor, se não precisasse de uma tela com as legendas iluminando a cabine. Eles serviram biscoitos chineses da sorte de Marco Polo, Costelinhas de House of Cards e Tortas de Orange Is The New Black. Trouxeram uma impressora 3D, só por que acharam q a galera ia gostar de ver. Assim como iam adorar o stand de fotos, onde era possível trocar o cenário para a sua série favorita. E a disputada roleta, de hora em hora distribuía brindes diversos como, copos, camisetas, posteres e os odiados adereços de porta (ninguém queria esses).

Piziitoys

Á um corredor de distância dos estandes da Waner e Netflix, estava a bancada da Piziitoys. Sim bancada pois além de colecionáveis de babar, e estátuas em tamanho real dos cavaleiros de Ouro, de Os Cavaleiros do Zodíaco, a empresa promoveu painéis, ali no meio da feira mesmo. Dubladores, colecionadores entre outros convidados, pegavam quem estava zanzando por ali de surpresa. E claro, eles sortearam vários colecionáveis durante a feira, o último lote de sorteios, bem no finzinho do domigo, era no estilo "para acabar com estoque"! Até eu ganhei meu exemplar!!!

HP
Surpreendente foi o estande da HP. Não, não era de Harry Potter, mas da empresa de tecnologia que produziu sua impressora. Lembrou? Pois é, eles levaram o HP 360º Experience, onde era possível registar um momento em 360º. O resultado é como o efeito "bulet time" de Matrix. O pessoal recebia seu vídeo por e-mail, e as fotos impressas na hora. Infelizmente esse eu não consegui fazer. A feira era enorme gente!!!!




Saga
O estande da escola trazia jogos para os visitantes, que podiam ser jogados com a supervisão dicas e histórias dos criadores/ex-alunos. O mais impressionante era assistir à professores e alunos esculpindo peças de diversos tamanhos em tempo real, no meio da feira.

Profiles in History
A empresa especializada em leilões de raridades do cinema e da TV, pertemce a Joe Maddalena, apresentador da série de televisão Hollywood Treasure, trouxe dezenas de objetos de cena originais. Maddalena foi uma das atrações do auditório Ultra, falando sobre a história dessas peças.



Omelete
É claro, que eles também tinham um estande, construído em parceria coma Petrobrás, que ofereceu suporte à artistas descobertos na convenção. Além disso havia estatuetas de ícones pop como o E.T., a cabeça de um T-Rex e até a roupa do Nhonho (do seriado Chaves). Esta última ficava dentro de um estúdio de vidro onde, a equipe do site recebeu para entrevistas todos os convidados da convenção. As celebridades eram garantia de tumulto todo o tempo na área.

MSP
No estande da Maurício de Souza Produções, produtos da Turma da Mônica para falir baixinhos e grandinhos. Alguns exemplares da "Mônica Parade" (as Golduchas decoradas estavam apenas no estande, mas bem que podiam decorar toda a feira, anota aí pessoal da CCXP2015). O Desafio Maurício 80, trazia artistas presentes no evento para homenagear os 80 anos do desenhista fazendo desenhos em 8 minutos envolvendo personagens sorteados. Para completar um profissional da MSP fazia desenhos em 3D ao vivo para que todos possam conferir. Maurício de Souza foi o grande homenageado da primeira edição, com direito a plaquinha e ovação em seu painel. Também durante a feira foi lançado O Astronauta II, de Danilo Beyruth a nogra Grafic Novel do estúdio.

Artist Alley
210 artistas brasileiros e estrangeiros, vendendo, autografando, tirando fotos, interagindo com os fãs, e mais importante apresentando seu material a quem não tem tanta intimidade assim (me inclua aí neste grupo). Era tanta gente, que ficava até difícil escolher, queria comprar as artes de todos!

Lojas
A parte de lojas em geral lembra bastante a bienal. Panini e Comix, também marcaram presença, e assim como acontece nas Bienais do Livro do Rio e de São Paulo, eram "inentráveis" de tão lotadas, de gente e produtos. Também haviam estandes de lojas e editoras. Promoções no domingo? Rolaram, algumas não não chegou a impressionar, afinal tudo isso também era novidade para os lojistas.

Recarregando
Para garantir a selfie na frente de todos os estandes, havia pontos para carregar o celular e o notebook, na praça de alimentação, perto de alguns banheiros e até em alguns estandes. Aliais, não faltava gente com extensor de selfie, dica de presente de natal pra família hein!

Praça de alimentação
Tinha variedade sim, e muito espaço, mas não tinha preço. Era tudo caro, mas tudo bem, porque é provável que você esqueça de comer. Não é recomendado, mas acontece!

Essa foi apenas uma pequena amostra de tudo que rolou na feira. É praticamente impossível colocar tudo que aconteceu em um post apenas.  Confira  abaixo os "espólios de guerra", alguns dos brindes que foi possível ganhar (sim, "di grátis") por lá!


Leia mais sobre Comic Cons e sobre os Painéis da CCXP

A Comic Con Experience aconteceu de 04 a 07/12. A edição 2015 já está programada, será de 03 a 06/12.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem