Keep Calm and Carry On

Não se espante com o título deste post. Este blog não virou um blog de auto-ajuda, muito menos um daqueles incentivadores cheios de mensagens inspiradas. Mas sim esse post é sobre a mensagem "Keep Calm and Carry on".

Na última enquanto criava o poster de "Keep Calm and Don't Forget Your Towel", para celebrar o Dia da Toalha, percebi que sabia quase nada sobre o poster que inspirou este, e tantas outras customizações encontradas na rede.

Pois um dos fenômenos "memísticos" da internet atual nasceu bem antes de sua grande difusora, embora já tivesse o mesmo objetivo, ser lido e inspirar os leitores. O cartaz com a mensagem "Mantenha a calma e continue", foi criado em 1939 pelo governo britânico. Distribuído em número limitado, seria usado para levantar o moral em caso de um desastre de guerra, era o início da 2ªGM.

De designer desconhecido o cartaz foi o terceiro de uma série de três. Os outros traziam as mensagens "Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory" (Sua coragem, sua alegria, sua definição nos trará a vitória) e "Freedom is in Peril" (A liberdade está em perigo).


A mensagem foi redescoberta no sebo Barter Books na cidade de Alnwick, Inglaterra. Os donos não sabiam do que se tratavam, mas adoraram a mensagem, emolduraram e penduraram na livraria. Daí para o público descobrir sua história foi questão de tempo (e pouco).

Em domínio público, não demorou muito para o posteres e variações dele, em forma de camisetas, canecas, entre outros começarem a aparecer nas casas ao redor do mundo. Além é claro das bem humoradas versões compartilhadas, "twittadas", e "pinadas" diariamente.

O Brasil já possui até uma loja especializada no tema. E os fãs criativos, mas com poucas habilidades "photoshopísticas" podem até criar suas próprias versões automaticamente em um site.

Goste você da mensagem original, ou das versões século XXI, uma coisa é certa: os internautas não vão enjoar tão cedo. Então, mantenha a calma e continue espalhando a mensagem!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem