O Menino de Pijama Listrado

Um militar alemão recebe uma promoção, ele e sua família, esposa e casal de filhos, se mudam para perto do novo locar de trabalho do pai. O menino Bruno (Asa Butterfield) entediado com a mudança repentina e consequentemente e perda de amigos, resolve desobedecer a mãe e explorar os arredores além dos muros da casa.

Na aventura além muro o garoto descobre uma cerca. Aos olhos dele o local do outro lado, e uma fazenda muito estranha, onde os fazendeiros agem de modo estranho e usam pijamas listrados. Bruno então conhece Shmuel (Jack Scanlon), o menino do título, da mesma idade, cabelos raspados e extremamente triste. Sem compreender exatamente o que se passava na Alemanha durante a segunda guerra, os meninos trocam suas diferentes visões de mundo.

Os campos de concetração nazistas ficavam longe das áreas urbanas, por isso a teoria que de que muitos alemães não faziam idéia do que acontecia neles. É através dessa visão de total desconhecimento desse universo a parte onde os judeus eram confinados que se passa O Menino de Pijama Listrado.

É nessa visão permeada pela idade da inôcencia que está a diferencial deste filme. O que ja é um avanço, depois de décadas de filmes inspirados na 2º guerra, o tema aparentemente começa a se esgotar. O restante do longa segue o lugar comum criado pela dezenas de filmes que o antecederam.

Basedo no livro homônimo de John Boyne, o longa ainda mostra como os jovens eram doutrinados no nazismo. Bem como a confusão que isso causava na cabeça de alguns jovens, e a discordância de alguns alemães com as ações em relação ao judeus.

Com seus tons pasteis malancólicos (no mundo de Bruno, do lado de dentro da cerca o cinza impera), e sua linguagem simples, o filme pode parecer doce. Mas não se engane essa ainda é uma história sobre o holocaustro, elas nunca tem final feliz.

Além dos meninos ainda estão no elenco David "Lupin" Thewlis, Vera Farmiga, David Hayman e Rupert Friend.

O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pijamas)
EUA / Reino Unido - 2008 - 95 min
Drama

5 Comentários

  1. esse filme é lindo e emocionante,
    o final então... putz... muitas pessoas chorarão.

    ResponderExcluir
  2. Triste demais... dá vontade de chorar....

    ResponderExcluir
  3. Poxa, eu fiquei desesperada com o final... Simplesmente surpreendente e emocionante.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Eu vejo esse filme numa boa,mas o Final,cara... eu nao aguento.Nimguem pode culpar nimguem pelo que a conteceu,Mas o modo que os judeus e ram tratados era um absurdo

    ResponderExcluir
  5. emocionante
    indicado para todos
    ensina o valor da amizade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem