Assistindo TV neste Carnaval

Quem já passou por aqui deve estar estranhando o fato de eu ainda não ter mencionado o Oscar 2009 em uma de minhas postagens. O motivo é que eu não assisti a cerimônia! (o problema será resolvido assim que eu descobrir como limpar o audio da fita VHS que deixei gravando. É! eu ainda tenho um vídeo cassete!)

E sim! Faço parte da multidão de cinéfilos que viajou no carnaval, para um lugar que não tem TNT, e está furiosa com a Globo por não liberar os direitos para outra emissora aberta, ou ao menos exibiu uma reprise em outro horário.

Enquanto isso, assisti aos desfiles das escolas de samba do Rio e de Sampa. Não como ultima opção, eu gosto mesmo de assistir os desfiles, vejo todo ano. Afinal como toda boa cinéfila gosto de boas histórias, e os desfiles nada mais são que uma outra forma de contar histórias.

Logo, passo longe da discussão presente em centenas de blogs essa semana, Carnaval X Oscar. Assisto (e curto) as duas, e acho que ambas as festas são manifestações culturais importantes e interessantes.

Mesmo assim diante de tanta discussão espera-se ao menos que a festa escolhida pela TV aberta fosse transmitida com qualidade e competência, mas não foi isso que se viu. Eu já havia notado uma queda na qualidade da transmissão do carnaval na globo há alguns anos, em 2009 essas falhas ficaram ainda mais evidentes.

A começar pelo excesso. Eram tantas firulas e artes na tela, que não sobrou espaço para o desfile. A todo momento as imagens das escolas eram trocadas pela artes desde as publicitárias obrigatórias como aquelas que a Globo coloca só para fazer graça.

Entre os desfiles um batalhão de repórteres cobriam cada centímetro da avenida, o que somado a "Esquina do Samba", atrasava o inicio da transmissão da escola. Quando começávamos a ver a escola propriamente dita esta já estava com uns 10 minutos de desfile.

Durante o desfile o excesso de comentarista desviava a atenção do que estava acontecendo na avenida, com suas opiniões nada imparciais e consideradas "sem noção" por muitos. Detalhes sobre as escolas e mesmo a exibição da letra do samba na tela, tradicionalmente transmistido antes da escola chegar ao meio da avenida, ficavam perdidos e espalhados na transmissão.

Antigamente havia um motivo para as informações ficarem reservadas ao início do desfile: no momento em que a escola chegasse ao meio assistíamos ao desfile ala-à-ala. Admirando cada carro e fantasias detalhadamente, o que não aconteceu esse ano. (a comissão de frente só tem graça se virmos a coreografia toda!)

Mais uma dica ao cara que escolhe quais imagens vão ao ar. Se o comentarista estiver falando do Mestre-Sala e da Porta Bandeira, não faz sentido mostrar a rainha de bateria. Total falta de sincronia entre imagem e som foram gritantes nessa transmissão.

Para fechar o carnaval com chave de ouro a emissora ainda derrubou uma camêra na arquibancada, veja as imagens. Felizmente ninguém ficou gravemente ferido.

Para os expectadores basta esperar que essas falhas sejam corrigidas, para fazer jus a todo o trabalho que as escolas tem para preparar essa festa. É que o Oscar 2010 caia em outro domingo.

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem