1808

Como uma rainha louca, um principe medroso e uma corte corrupta enganaram napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil.

1808, conta a saga da familia real portuguesa no Brasil. Abragendo os acontecimentos que levaram D. João VI a deixar Portugal, e as consequencias desses 13 anos de reinado em terras Brasileiras.

A viagem, que mudou a história de Portugal e transformou uma colônia atrasada e isolada em um país independente, é contada com detalhes, normalmente esquecidos pelos livros de histórias. Apresenta também, os habitos e cotumes da corte portuguesa e de sua maior colônia, bem como o estranhamento entre as duas, e a adapação de ambas a nova condição. O livro oferece ao leitor uma idéia de como era a vida no século XIX, e uma visão mais proxima da realidade de personagens a muito satirizados.

Cheio de singuralidades, curiosidades e informações da nossa história (e de Portugal), que ficaram fora dos livros didáticos, 1808 deveria ser leitura obrigatória nas escolas brasileiras. De fato, se toda monografia fosse feita dessa forma não só gostariamos de produzi-la, mas de ler também. A não ser pelo fato de precisarmos de mais de um semestre para uma pesquisa tão detalhada. O trabalho de investigação de 1808 durou uma década!

Um ótimo livro, que merecia uma edição melhor trabalhada. As ilustráçoes são poucas e publicadas em trechos especificos da publicação em papel revista, diferente das outras. Longe dos captulos a que pertencem não funcionam bem. Uma edição de luxo, ao estilo da que o Código da Vinci ganhou, faria mais juz a pesquiza, além de enrriquecer a publicação.

O mesmo acontece com as notas de roda-pé, que por serem muitas foram confinadas ao fim da livro, fazendo com que o leitor precise que ziguezaguear no livro, (enorme e pesado, dificil de manusear) para lê-las, ou desitir de vez das notas.

Leitura simples e acessível repleto de referências a outras obras e documentos da época. 1808 faz agente gostar de aprender história, as 414 páginas passam voando.

1808
Laurentino Gomes
Editora Planeta

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem